Os dois clubes de líderes da 1ª realizam acampamentos juntos

 

 

Os clubes de líderes Fenômenos da Natureza do distrito da Barra dos Coqueiros e o Exército da Salvação do distrito de Aquidabã realizaram conjuntamente um acampamento no povoado Lagoa Seco – Capela/SE próximo à reserva Silvestre Mata do Junco. O evento aconteceu de 26 a 28 de novembro com objetivos de cumprir a caminhada de 25 km, a especialidades de estrelas, conservação ambiental, orientação, doutrinas e crenças e Histórias da IASD e fazer trilhas pela Mata de Junco.

Na abertura da programação contou-se com a presença da Coordenadora da Reserva Maria Augusta e o Chefe da Brigada de Incêndio, explicaram que a reserva é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado de Sergipe, com área total 766 hectares. Criado sobre o decreto 24.944 de 26 de dezembro de 2007, o Refúgio objetiva preserva um fragmento do bioma brasileiro mais afetado pela ação antrópica, a Mata Atlântica, considerando um dos 34 hotspots mundiais, ou seja, com elevada biodiversidade e que  sofreram severa destruição, correndo risco iminente de desaparecer.

Na Mata do Junco, a presença de uma espécie de primatas mais ameaçadas de extinção do Brasil, o Callicebus Coimbra, conhecido como guigó-de-Sergipe, espécie de distribuição geográfica restrita a Sergipe e Norte da Bahia, e quem sofrendo as consequências da fragmentação da floresta Atlântica. Além do macaco guigó, os pesquisadores revelaram outras riquezas na Mata do Junco, entre elas 114 espécies de plantas arbóreas, 19 outros mamíferos e 93 espécies 93 aves, sendo duas classificadas como vulneráreis: o gavião-pombo (Leucoptenis) e o sabiá-pimenta (Capornis melanocephalus).

Na noite foi realizada uma caminhada de 25 km todos os aspirantes a líderes participantes do curso. Já no domingo pela manha foi realizada a especialidade de orientação, terminando com a procura do prisma, respondendo a várias perguntas. No final do evento, os lideres saíram do satisfeitos com o acampamento e em ter conhecido a reserva da Mata do Junco.  

Confira o Álbum