Rosário do Catete é sede

do Curso de Diretoria

 

        Visando capacitar as lideranças dos clubes de desbravadores para desenvolverem as atividades junto aos juvenis de maneira mais eficaz, a 1ª, 2ª e 4ª regiões de desbravadores de Sergipe se uniram para realizar um Curso de Formação para diretoria. O evento foi realizado na cidade de Rosário do Catete/SE nos dias 16, 17 e 18/07/2010, com 280 líderes.

          A abertura aconteceu às 22h da sexta-feira, 16, no Auditório do Cine-Teatro Municipal Abílio Cruzelo de Mendonça, na cidade de Rosário.A liderança foi recepcionada por uma equipe uniformizada e cada um recebeu brinde de participação e uma apostila, contendo todo conteúdo do curso. Logo em seguida, uma palestra do Pr. Fernando que falou aos presentes sobre evangelismo público, motivando os líderes a cumprir fielmente a missão de salvar do pecado e guiar no serviço. Fernando destacou que essa é a razão de existência dos desbravadores, pois, almejam muito em breve ver Jesus  em glória aparecer nas  nuvens dos céus.

         No sábado, 17, os líderes acordaram por volta das 5h, fizeram o devocional nos locais de alojamento, tomaram o desjejum e às 7h30 estavam todos no auditório do Cine-Teatro onde para participarem da programação que teve inicio com a palestra de Jéssica sobre a “Importância  da  Criatividade para o desenvolvimento das atividades nos clubes de desbravadores”. Na seqüência, o Pr. Jeanderson abordou os pontos mais relevantes da lição da Escola Sabatina que teve como tema “A Condição Humana”.

         Após um rápido intervalo, o Coordenador Lucas falou sobre “Planejamento e Organização”. Disse que segundo Ellen White, todas as atividades devem ser realizadas segundo um plano bem definido e enfatizou que o planejamento é fundamental para que o clube alcance todos os seus objetivos. O líder máster Gil marcos, coordenador da 1ª Região falou sobre “Comunicação Eficaz”, abordando os principais aspectos da boa comunicação e disse que a mesma tem uma grande relevância no andamento das ações desenvolvidas pelos desbravadores, divulgando o clube externamente para a sociedade, construindo uma imagem positivo da instituição.

         Áxel Melo, discorreu sobre o tema “Psicologia aplicada aos Desbravadores”, segundo ele é muito importante a liderança de desbravadores conhecerem as características comportamentais dos adolescentes em suas respectivas faixas etárias, a fim de instruí-los de forma adequada. Cida Melo falou sobre “Disciplina dos Desbravadores”, disse ser um assunto delicado e da mais elevada importância, pois, na sociedade secular fala-se muito em liberdade total sem responsabilidade e sem punição para com os que erram  e que precisamos ter muito cuidado para sabermos disciplinar de modo sábio, com amor os nossos filhos e os nossos juvenis, de modo a estimulando-os e motivando-os  a serem obedientes e leais.  Por último frisou que nada sem disciplina funciona bem e que a boa disciplina é um dos fatores garantidores do êxito. Finalizando a manhã de sábado, os líderes realizares atividade missionária, distribuindo folhetos de divulgação do desbravadorismo e da mensagem  adventista.

      

Oficinas

         No sábado, á tarde,  os líderes se dividiram em grupos para participarem das oficinas sobre os temas: O Conselheiro (a), o Capelão (ã) do Clube, Cerimonial, Secretaria, Tesouraria, Diretores e Instrutores. Cada oficina teve um ou três palestrantes falando e debatendo sobre tema exposto. Foram 10h de discussão, apontando problemas vivido na prática por cada um  e tirando  soluções para resolvê-los.

          Á noite teve banho de piscina, vôlei, futsal, e outras brincadeiras no Parque Aquático Balneário Prefeito José Passos Junior, exclusivamente para os desbravadores. Foi um momento de relaxar e divertir dos líderes,  depois de uma dia cheio de palestras e uma passeata pela ruas das cidade de Rosário  entregando folhetos dos desbravadores e da igreja. 

            Essas oficinas prosseguiram até ao meio-dia do domingo, 18, quando o evento foi encerrado.

 

José Joaquim Silva Santos

Líder de desbravadores e Diretor do Clube Pacífico da IASD de São José

 

 

Confira o Álbum